google.com, pub-6276371441705890, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dicas técnicas | Sociedadeautomotiva

Todos os Direitos Reservados. Sociedade Automotiva 2019.

DICAS TÉCNICAS
Sistema de Arrefecimento
Parte I

O sistema de arrefecimento como todos sabem serve para controlar a temperatura de funcionamento do motor, vamos abordar nesta primeira parte do artigo o sistema tradicional o com líquido refrigerante.

Nos carros antigos era usado apenas água, mas com o aumento da exigência dos motores atuais o aumento do controle da temperatura de funcionamento também se tornou necessário ter novas tecnologias.

Um sistema considerado moderno é composto por radiador, mangueiras (superior e inferior), termostato, aquecedor, mangueiras do aquecedor, ventoinha, tampa do radiador, bomba d´água, sistema de recuperação do líquido de arrefecimento, em alguns casos o sistema de arrefecimento da transmissão.

O primeiro componente do sistema que iremos falar é o líquido de arrefecimento ou anticongelante, os atuais líquidos de arrefecimento possuem componentes na sua composição para aumentar o ponto de ebulição e de congelamento da água, possuem também proteção contra a corrosão inclusive do alumínio, desborbolhantes e detergentes.

A dica que damos é sempre procurar usar água desmineralizada na mistura quando se faz a mistura com o etilenoglicol em vez de comprar a mistura pronta, quando comprar a mistura pronta, compre a recomendada pelo fabricante e tenha sempre alguma de reserva na mala do seu carro.

O radiador responsável pela troca de calor, resfria a água através do vento que passa por suas colmeias, o líquido de arrefecimento circula pelo bloco do motor dentro dos canais vai para o radiador através de mangueiras, o fluxo é controlado pela válvula termostática.

As mangueira possuem molas dentro para que ela não quebre quando a bomba d´água puxa a água do radiador.

Sistema de Arrefecimento
 Parte 2

Bomba d´água é o segundo componente que falaremos, montada junto ao bloco do motor e acionada por uma correia ligada a polia do motor.

A função dela é fazer o líquido refrigerante circular pelo motor, quando a válvula termostática está fechada ele faz o líquido circular somente pelo cabeçote e bloco do motor, quando aberta faz o líquido frio do radiador circular.

É uma peça de extrema importância, sempre ficar atento a ruídos, a bomba parando de funcionar pode fazer teu motor fundir, fique atento sempre a luz do painel.

Bomba D´água para motor VW AP